Qual a importância do uso do jaleco nos ambientes clínicos e hospitalares?

Portrait of confident female nurse with medical team in hospital. Horizontal shot.

Conheça neste artigo a importância do uso do jaleco para profissionais de laboratório químico, hospitais e clínicas.

Durante o trabalho em áreas de laboratório químico, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde, se faz necessário o uso de formas para proteger a equipe de contaminações e acidentes que podem ser causados por derramamento de compostos químicos, “espirro” de sangue contaminado, entre outras situações que poderiam atingir de forma negativa o profissional.

O jaleco é um dos EPIs (equipamentos de proteção individual) mais importantes para os profissionais que atuam na área de saúde ou com manipulação de produtos químicos, cujo objetivo é evitar a contaminação das roupas de uso próprio e que para total proteção devem ser usados apenas nos ambientes de trabalho.

Além da importância do uso do jaleco, outros EPIs também são necessários para total proteção do profissional da saúde e da química, são eles:

  • os óculos de segurança, que servem como uma barreira para proteção de parte da face
  • gorros ou toucas descartáveis que funcionam como uma barreira contra gotículas de sangue, suor e evitam a contaminação do ambiente de trabalho pela queda acidental de fios de cabelo do profissional sobre a superfície de trabalho;
  • luvas, que são equipamentos de proteção descartáveis, que proporcionam pegar em locais contaminados, sem se contaminar.

A proteção de todos os envolvidos nos procedimentos de saúde demonstra a importância do uso do jaleco. No caso dos hospitais e clínicas, protege o paciente ( já que o profissional de saúde que vem da rua traz micróbios e bactérias), o profissional (que tem contato com o paciente infectado) e a população em geral, já nos ambientes laboratórias, protege o manipulador das soluções químicas de vários acidentes.

1º) Como guardar os jalecos?

Na área do estabelecimento é necessário que tenha um local reservado e próximo a porta de acesso do laboratório, para que os profissionais possam alocar jalecos e outros equipamentos de proteção individual (EPI) além do jaleco, como os óculos de segurança.

2º) Onde usa-lo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o uso do jaleco deve ser restrito aos ambientes adequados e feito apenas quando os profissionais estiverem dentro desses ambientes clínicos, laboratoriais e hospitalares.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *